
Periodontia
Uma área que volta suas atenções para o tratamento da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes, esta é a periodontia. Através de tratamentos clínicos e estéticos, conseguimos preservar a beleza e a saúde do seu sorriso por mais tempo.
O que é periodontia?
A periodontia é uma especialidade da odontologia que tem como foco o tratamento e prevenção de doenças que possam acometer os tecidos de sustentação dos dentes - estes compostos por cemento, osso alveolar e ligamento periodontal - bem como corrigir problemas estéticos relacionados ao tamanho da gengiva.
Normalmente, o atendimento com um periodontista só é necessário quando a pessoa sofre com algum problema de saúde, muitas vezes relacionado à falta de higiene bucal ou hábitos inadequados, como tabagismo, por exemplo.
Os problemas tratados pela periodontia
O quadro mais clássico tratado pelos periodontistas é a gengivite, uma infecção que acomete a gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana na região. Ela costuma ser mais comum em pessoas que não têm como hábito usar o fio dental, mas também é mais suscetÃvel à fumantes.
Quando a gengivite não é tratada, o quadro pode evoluir para a periodontite: uma doença mais séria, que pode causar a perda dentária e óssea - o que pode até mesmo inviabilizar a instalação de implantes dentários.
A gengivite por si só já traz um enorme risco à saúde bucal, mas também pode comprometer a sua qualidade de vida de diferentes formas. Além de problemas comuns, como mau hálito, dores e sangramentos, o paciente com este problema fica vulnerável à Endocardite - uma doença no coração causada pela infiltração das bactérias presentes na boca na corrente sanguÃnea.
Gestantes também podem sofrer com a gengivite. Nestes casos, o problema acontece devido a alteração hormonal, somada às crises de vômitos e alimentação rica em carboidratos. Contudo, esse quadro torna-se mais grave durante esta fase, pois ele pode colocar em risco a vida do bebe, com nascimentos abaixo do peso ideal e partos prematuros.
A melhor maneira de evitar esses problemas é através do pré-natal odontológico, onde damos um atendimento dedicado às gestantes para tratar e prevenir essas e outras doenças bucais que possam atrapalhar a gravidez.
Os procedimentos estéticos disponÃveis na periodontia
Sorriso Gengival
O sorriso gengival é um problema de ordem genética, onde a gengiva do paciente tem um crescimento fora do comum e cobre a coroa dentária, dando a impressão de que os dentes são menores do que o seu tamanho real.
Existem duas alternativas disponÃveis na periodontia para corrigir o sorriso gengival. A primeira delas é a gengivectomia, onde vamos remover o excesso do tecido através de uma operação simples, com anestesia local. Apesar de parecer mais invasivo, este procedimento é indolor e os resultados são permanentes.
Em contrapartida, pacientes que desejam um procedimento mais simples podem optar pela aplicação da toxina botulÃnica, conhecida popularmente pelo nome comercial Botox, na região. Esta toxina faz com que a própria gengiva diminua o seu tamanho, mas exige aplicações periódicas para manter o resultado por mais tempo.
Retração Gengival
A retração gengival consiste na diminuição do tamanho da gengiva, que se retrai em direção à raiz dentária. Isso faz com que os dentes fiquem com um aspecto maior do que eles realmente são.
Diferente do sorriso gengival, existem diversos motivos que podem causar o problema de retração gengival, que podem ter relação com a estética, hábitos ruins de higiene bucal (como escovar os dentes com muita força ou não usar o fio dental), consumo excessivo de bebidas alcoólicas, gengivite, periodontite e tabagismo.
O tratamento para a retração gengival também é relativamente simples, quando este não é causado pela gengivite ou periodontite. Basicamente, ele envolve o uso de enxertos, que podem ser sintéticos ou biossintéticos.



