
Cirurgia Oral
Para que você tenha um atendimento completo, a Equipe Odontológica também oferece procedimentos em cirurgia oral menor, como tratamento de aftas, cirurgias pré-protéticas, coleta de tecido para biópsia, remoção de cistos, entre outros.
O que é cirurgia oral menor
A cirurgia oral menor pode ser considerada como uma subespecialidade de uma área maior, a bucomaxilofacial - essa, responsável por diagnosticar e tratar problemas relacionados aos dentes, gengivas, ossos da face e bochechas.
Todos os procedimentos de cirurgia oral menor costumam ser de baixa complexidade, realizados no próprio consultório odontológico, com o uso de anestesia local. Geralmente, a cirurgia pode ser solicitada como complemento a algum tratamento, como a instalação de implantes dentários, para facilitar os processos ou resolver problemas pontuais que possam impedir a execução deles.
A seguir, vamos citar os principais casos nos quais a cirurgia oral menor pode ser solicitada.
Extração dos Sisos
Quando os terceiros molares, popularmente chamados de sisos, não rompem a gengiva, ou nascem horizontalmente, o procedimento para a sua extração exigirá intervenção cirúrgica.
A cirurgia oral para a extração dos sisos nestes casos é recomendada pois eles podem causar uma série de problemas que podem comprometer a saúde bucal e a integridade do sorriso do paciente, como formação de abcessos e até mesmo cistos.
Remoção de Cistos
Os cistos são um problema que surge em elementos dentários utilizados na formação dos dentes e que não foram absorvidos pelo organismo. Através da cirurgia oral menor, é possÃvel fazer a remoção deles sem maiores complicações.
Cirurgia ortognática
É um procedimento necessário para o tratamento ortodôntico de problemas de má oclusão ligados ao posicionamento da mandÃbula, como mordida cruzada e prognatismo.
Este procedimento costuma ser mais comum em adultos, já que é possÃvel fazer o tratamento na infância com um tratamento que combina o uso de aparelhos ortopédicos e ortodônticos.
Biópsia
A biópsia é um procedimento indicado para pacientes que sofrem com suspeita de câncer na boca. Ela consiste na remoção cirúrgica de uma pequena amostra do tecido, que será enviado à análise laboratorial para identificar se o tumor é benÃgno ou maligno.
Frenectomia Lingual
Uma cirurgia bem simples que, normalmente, é feita durante a infância. Consiste na remoção cirúrgica do freio lingual, um pequeno tecido abaixo da lÃngua que, quando muito pequeno ou fibroso, impede a movimentação do músculo e prejudica a pronúncia de determinadas palavras.
Frenectomia Labial
Um procedimento parecido com a frenectomia lingual, que tem como objetivo a remoção do freio labial - um tecido localizado entre os incisivos centrais e que é responsável por fazer a ligação entre os lábios e a gengiva.
Cirurgias pré-protéticas
São cirurgias feitas em pacientes que vão utilizar próteses removÃveis ou receberão implantes dentários, Esse procedimento ajuda reduzir os riscos presentes nos tratamentos e ajuda a preparar a cavidade oral para o processo de reabilitação.