
O clareamento dental
O clareamento dental é a pedida certa para quem deseja dar um "up" em sua estética, mas não deseja passar por procedimentos longos, dolorosos e onerosos. Ele devolve o branco natural do seu sorriso para que você conquiste o destaque que merece.
O que é o clareamento dental?
O clareamento dental é um tratamento odontológico de cunho estético - ou seja, seu foco total é cuidar da aparência do sorriso. Através de procedimentos seguros, fazemos a remoção dos pigmentos que escurecem os dentes e devolvemos sua tonalidade natural.
Atualmente, o clareamento dental evoluiu e, além do método profissional, realizado no consultório odontológico, existe também a alternativa do paciente fazer o processo de maneira progressiva sem sair de casa.
Como funciona o clareamento dental?
Como falamos anteriormente, o clareamento dental tem como principal objetivo remover micropigmentos que grudam na superfície do dente e não conseguem ser eliminados somente com a escovação.
Para que isso aconteça, utilizamos um produto especial, à base de peróxido de hidrogênio, que possui eficácia comprovada e é seguro para a sua saúde bucal e não traz qualquer consequência negativa ao seu organismo.
Atualmente, utilizamos dois métodos de clareamento dental que são: o clareamento dental caseiro (feito com um kit com moldes e gel para aplicação pelo próprio paciente) e o clareamento profissional (feito no consultório odontológico com o auxílio de um laser fotopolimerizador).
Ainda existe a possibilidade de fazer o clareamento dental misto, que combina as duas modalidades para aproveitar o que há de melhor em cada um destes procedimentos. A seguir, vamos comentar mais sobre cada um deles.
Clareamento dental no consultório
O clareamento dental profissional é feito exclusivamente dentro do consultório odontológico. Ele pode ser dividido em sessões que variam de acordo com a necessidade de cada paciente.
Esta é uma opção favorável para quem deseja ter resultados de forma mais rápida, já que o dentista utiliza produtos de fórmula mais potente com o auxílio do laser fotopolimerizador - que acelera o processo da remoção dos micropigmentos.
Como funciona o clareamento dental caseiro
O clareamento dental caseiro é feito pelo próprio paciente, com um kit que o dentista vai preparar exclusivamente para ele. Primeiramente, vamos fazer um molde da arcada dentária para a confecção das moldeiras, que deverão ser encaixadas nos dentes após a escovação, antes de você dormir.
Também há a opção de fazer o clareamento dental caseiro durante o dia, com uma fórmula mais potente, que deve ser aplicada nas moldeiras e mantida por, no máximo, duas horas.
O clareamento dental vendido pela internet é perigoso
Ultimamente, existem muitos produtos sendo vendidos em sites de e-commerce como clareamento dental, sendo que alguns deles vêm até mesmo com os moldes - não caia nessa armadilha.
Primeiramente, a maioria dos produtos disponíveis no mercado que prometem clarear os seus dentes não funciona. Eles até podem remover parte dos pigmentos, mas não vão devolver o branco original do seu sorriso.
Já os géis considerados “profissionais”, muitas vezes possuem produtos perigosos para a sua saúde, que podem não só comprometer os seus dentes, como também trazer riscos de queimaduras e intoxicação. Por isso, se você procura um clareamento dental caseiro, faça apenas com um profissional de sua confiança.
Quem pode fazer o clareamento dental?
Quando feito no consultório odontológico ou sob a supervisão de um dentista profissional qualificado, o clareamento dental não traz nenhum risco à saúde do paciente. É verdade que o dente pode ficar sensível nos primeiros dias, mas esse problema passa rapidamente ao decorrer do tempo.
Entretanto, existem alguns casos em que o clareamento dental não é recomendado, seja porque vai trazer algum risco a saúde geral do paciente, ou simplesmente porque não será suficiente para recuperar a estética do sorriso, sendo eles:
Menores de 16 anos (que não possuem a dentição permanente completa);
Gestantes;
Pessoas com problemas de saúde bucal;
Pacientes que sofrem com hipersensibilidade ou erosão dentária;
Dentes muito escuros ou manchados pelo uso de antibióticos.
No caso dos pacientes que sofrem doenças como cáries e gengivite, o clareamento dental não é realizado pois pode piorar ainda mais o problema. Contudo, caso o paciente esteja disposto a fazer o tratamento, e mudar seus hábitos de higiene bucal, ele pode ser feito sem complicações.
Já no caso das pessoas que possuem dentes muito escuros ou manchados pelo uso do antibiótico tetraciclina, o clareamento dental não trará os resultados esperados. Nessa situação, recomendamos as lentes de contato dental, que são aplicadas na superfície do dente para mudar a cor e o formato do seu sorriso.
Este procedimento é seguro e traz resultados que podem durar por anos, sendo recomendado até mesmo para pessoas que desejam um tom de branco impossível de ser obtido somente com o clareamento dental.